11 Oct Logo De Bernt Entschev

Desafios de RH: como fazer mais com equipes menores

autor post De Bernt Entschev
De Bernt

Cada vez mais as empresas enfrentam cenários complexos e desafiadores, onde a redução de quadro é necessária. Isso cria muitos desafios de RH.

Diante disso, como aumentar a eficiência da equipe com a redução dos investimentos? Preparamos algumas dicas para você superar os desafios e fazer mais com times cada vez menores. Acompanhe!

Estabeleça metas para vencer os desafios de RH

Como em qualquer projeto, pessoal ou profissional, o estabelecimento de metas é o primeiro passo para conseguir dar um direcionamento aos trabalhos e medir os resultados. E isso não é diferente quando se trata do desempenho dos colaboradores de uma empresa.

Por que estabelecer metas? Quando os funcionários conhecem os objetivos que devem ser alcançados, eles conseguem focar a atenção no cumprimento das atividades. Como consequência, as tarefas são realizadas com rapidez e eficiência, pois eles organizam melhor o tempo de trabalho.

Sendo assim, o gestor de RH pode incentivar a criação de metas para a equipe e separá-las por semana e mês. Com isso, se um funcionário não cumprir as demandas da semana, saberá que no período seguinte terá que se dedicar ainda mais para cumprir o trabalho atrasado.

Lembre-se de que a as metas devem ser claras, objetivas e atingíveis. Veja os exemplos:

  • fechar o ponto dos funcionários até o dia 30 de cada mês e definir quem será o profissional que fará essa atividade;
  • reduzir o turnover da empresa em 10%;
  • contratar funcionário para a área X até o dia 25;
  • promover reunião de acompanhamento com a equipe;

Para complementar, pode-se adotar um sistema de recompensas para os profissionais que atingirem os melhores resultados. O importante é que a iniciativa gere engajamento da equipe, sem promover a competição ou a rivalidade.

Promova treinamentos e capacitações

A fim de aperfeiçoar a produtividade da equipe, é recomendado promover treinamentos para os colaboradores, e também em casos de mudanças de sistemas.

Se o grupo apresentar alguma dificuldade específica ou forem observados erros em determinados assuntos, também é indicado investir em treinamentos. Isso evitará novas falhas e melhorará o relacionamento entre os profissionais.

Ademais, é indicado promover palestras motivacionais e oferecer cursos de capacitação profissional para que os colaboradores estejam sempre motivados. Somado a isso, pode-se realizar encontros semestrais para reforçar a cultura organizacional, os valores da corporação e favorecer a integração da equipe.

Afinal, é importante se lembrar de que a produtividade dos funcionários está diretamente relacionada com a capacidade técnica e a satisfação profissional.

Utilize ferramentas de tecnologia para agilizar processos

O setor de RH tem tarefas complexas e demoradas de serem executadas. Além de realizar o fechamento da folha de ponto, fazer demissões e entrevistas, há outras situações burocráticas a serem desempenhadas.

Por isso, um RH estratégico precisa utilizar ferramentas tecnológicas que auxiliem na realização das tarefas. Por exemplo: em vez de fazer manualmente o fechamento do ponto, você pode usar softwares que conciliem as informações. Com isso, a equipe terá mais tempo para outras demandas, como treinamentos, recrutamentos e reuniões.

Essa automação de processos permite que você possa explorar o capital criativo e intelectual da equipe para obter melhores resultados.

Busque parcerias para situações complexas

Nem sempre a equipe está preparada para todos os desafios de RH que surgem. Ou então, há muitas demandas internas que dificultam o desenvolvimento de atividades mais complexas.

Nesses casos, muitas vezes é indicado procurar uma ajuda externa. Uma consultoria pode contribuir em situações como o mapeamento de dados estratégicos, a análise do potencial humano ou os desligamentos de profissionais, por exemplo.

Favoreça a retenção de talentos

Talvez um dos maiores desafios de RH seja fazer a retenção de talentos. Afinal, profissionais insatisfeitos com a situação da empresa ou com os salários podem procurar outras companhias para trabalhar.

Então, é essencial adotar estratégias para reter os melhores profissionais na empresa. Além de garantir a continuidade dos trabalhos, isso evita os custos de novas contratações e todo o processo de adaptação do novo colaborador.

Para isso, é recomendável criar iniciativas que favoreçam a permanência do profissional. Veja algumas opções:

  • crie programas de capacitação;
  • elabore um plano de carreira para que o profissional possa crescer na empresa;
  • ofereça ambientes para descanso e troca de ideias;
  • explore o potencial dos funcionários.

Mantenha a qualidade do ambiente organizacional

O ambiente organizacional é um fator decisivo para garantir a produtividade e o engajamento da equipe. Por isso, é necessário criar um espaço agradável de convivência, favorecer a troca de ideias e permitir a personalização do local de trabalho.

Dar feedbacks sobre a atividade do profissional é uma excelente maneira de oportunizar o crescimento dele e conseguir manter um ambiente estimulante. Permitir pausas para descanso ou lanches no meio do expediente também é uma alternativa a fim de mostrar a confiança nos colaboradores e melhorar a produtividade.

Também é importante fazer pesquisas de avaliação do ambiente organizacional para verificar as estratégias que funcionam e o que precisa ser melhorado.

Avalie os resultados da equipe

Ao criar as metas de trabalho, também é preciso definir os indicadores de desempenho. Eles são excelentes ferramentas de avaliação dos resultados e registro das informações. Além disso, eles oferecem feedbacks importantes sobre os processos que funcionam e o que precisa ser aprimorado.

Para tanto, verifique as seguintes informações:

  1. anote os trabalhos que não deram certo;
  2. verifique os riscos gerados para a organização;
  3. analise os problemas que foram resolvidos;
  4. calcule o tempo de execução das atividades e anote as que demoraram mais;
  5. identifique se houve muita diferença entre as tarefas planejadas e as efetivamente executadas.

Ao concluir a análise, você pode fazer uma reunião com a equipe para apresentar os resultados e ouvir o feedback de todos. Ouça as opiniões e sugestões com atenção e anote-as para posterior avaliação do que pode ser implantado no setor.

Esse acompanhamento pode gerar insights importantes para o aperfeiçoamento dos processos.

Portanto, é possível adotar estratégias simples a fim de aumentar a eficiência do time e reduzir os investimentos. As nossas dicas para vencer os desafios de RH foram relevantes? Aproveite para entender como melhorar os resultados da equipe!


Faça download: Arquivo


Posts Relacionados