Transição de Carreira: O que oferece um programa para os profissionais?

É comum que, independente da área, os profissionais tenham receio de uma transição de carreira. Mas, atualmente, surgem cada vez mais empresas preocupadas com os seus […]

Categorias: Artigos
deBernt deBernt

É comum que, independente da área, os profissionais tenham receio de uma transição de carreira. Mas, atualmente, surgem cada vez mais empresas preocupadas com os seus talentos, principalmente neste momento de tantas mudanças. 

Quer saber quais são os benefícios e o que oferece um programa de transição de carreira? Siga a leitura!

O que ocorre no momento de desligamento?

Como os profissionais se sentem após serem comunicados que foram desligados da empresa? O que fazer após receber a notícia? Independente dos motivos da empresa para tomar essa decisão, esse sempre é um momento delicado, tanto para o empregador quanto para o colaborador. 

É uma relação estabelecida com tanta intensidade de tempo, dedicação e expectativas que, ao ser quebrada, não tem como ser agradável para ambos os lados. O que podemos fazer para amenizar essa situação? 

O programa de transição de carreira é uma alternativa que beneficia todos os envolvidos. O empregador pode continuar contribuindo com o desenvolvimento dos profissionais que ajudaram nos resultados da empresa. 

E, neste momento tão delicado, ele contará com apoio de profissionais especializados, tendo uma transição mais suave. O colaborar pode, inclusive, aproveitar esse momento para se conhecer melhor e buscar oportunidades mais alinhadas aos seus interesses. 

Como funciona um programa de transição de carreira?

E como funciona esse programa? Existem várias formas de ajudar os profissionais neste momento de transição e elas variam de acordo com as necessidades individuais. 

Alguns colaboradores ficam emocionalmente abalados após o desligamento, a escuta ativa e a atuação de profissionais especializados contribuem de maneira significativa com a nova fase, ajudando na reconstrução de imagem e autoestima. 

No entanto, como a maioria dos profissionais busca recolocação, a preparação de mercado é um trabalho importante para este momento. Muitos profissionais atuam por muito tempo na mesma empresa e não possuem ideia de por onde começar. 

Esse trabalho pode envolver:

  • Elaboração do currículo tornando-o mais atrativo ao mercado; 
  • Orientações para utilizar o LinkedIn e outras ferramentas de maneira consistente e proativa, auxiliando na busca por oportunidades e networking; 
  • Feedback sobre o desempenho em entrevistas e orientações do que pode melhorar para obter sucesso; 
  • Orientações sobre as possíveis etapas que poderá enfrentar em processos seletivos, como testes, vídeos e apresentações

Além dessa preparação, outro benefício ao profissional são as ferramentas de desenvolvimento que têm como objetivo fortalecer o autoconhecimento e provocar reflexões que auxiliam no aperfeiçoamento de alguns aspectos comportamentais e na construção de um plano de carreira mais sólido e alinhado aos reais interesses do profissional. 

Por exemplo, o autoconhecimento, definir propósito e missão, são fundamentais para encontrar algo que realmente faz sentido e traz mais satisfação profissional. E esse momento que, de início pode ser desafiador e angustiante, pode se tornar um período de reflexão interna e encontro dos verdadeiros gostos e aptidões. 

Dessa forma, nesta jornada interna, alguns profissionais acabam encontrando alternativa de carreira diferente da que estavam se dedicando, mudando de área de atuação ou de forma de trabalhar, como tornar-se consultor, professor ou empreender, obtendo maior contentamento e se sentindo mais realizados.  

Benefícios do programa de transição de carreira para a organização

E o que a empresa ganha ao oferecer um programa para o profissional que ela está desligando? Além de humanizar um momento tão delicado e contribuir com o desenvolvimento de profissionais que auxiliaram nos resultados, a marca e a credibilidade perante a sociedade ficam fortalecidos e reconhecidos como uma empresa que se preocupa com seus “recursos humanos”. 

Além disso, em tempos onde a qualidade de vida e as ações da empresa com a sociedade estão sendo cada vez mais valorizadas, esse tipo de benefício pode ser importante para a retenção dos talentos internos e para atração de bons profissionais que priorizam trabalhar em empresas que possuam esse foco.   

Portanto, todos podem se beneficiar com este tipo de programa, profissionais, empresas, sociedade com pessoas mais satisfeitas que conseguem produzir melhor e manter relações mais saudáveis.

Gostou do post? Acompanhe o blog para encontrar informações que vão auxiliar ainda mais o seu trabalho de Outplacement e Transição de Carreira.

Leila Curado 

Consultora de Transformação e Transição