Consultoria de outplacement: como humanizar os desligamentos

A consultoria de outplacement é uma das melhores opções para tratar de um assunto que normalmente gera momentos delicados à corporação e aos colaboradores que serão […]

Categorias: Artigos Transição
deBernt deBernt

A consultoria de outplacement é uma das melhores opções para tratar de um assunto que normalmente gera momentos delicados à corporação e aos colaboradores que serão desligados da empresa.

Vivemos tempos desafiadores, onde a instabilidade econômica e a pandemia do novo Coronavírus colocam muitos negócios em situação de risco.

Em muitos casos o desligamento de funcionários é necessário para um reposicionamento da empresa e mudanças que viabilizem uma nova estratégia corporativa.

A humanização dos desligamentos através de práticas como o outplacement, que valorizam e encaminham de maneira adequada os funcionários que não mais farão parte do quadro da empresa, permitem a minimização de riscos de processos trabalhistas, além da potencialização de oportunidades para a empresa, uma vez que ex-colaboradores podem apresentar projetos e novas possibilidades de negócios em seus novos empregos.

Nesse post vamos apresentar a consultoria de outplacement e como humanizar os desligamentos de funcionários. Continue lendo e confira!

O que é consultoria de outplacement?

O que é outplacement e qual a sua importância para as empresas? Primeiramente, a tradução da palavra inglesa outplacement é recolocação

Logo, o objetivo dessa prática é minimizar os problemas e criar uma atmosfera positiva e menos desgastante quando ocorrer o desligamento de um colaborador.

A consultoria de outplacement envolve técnicas e métodos adequados para que o afastamento definitivo de um funcionário possa ser realizado de forma tranquila, não impactante e que possibilite um trabalho de recolocação, ajudando na busca de novas oportunidades.

O desligamento e os impactos positivos

O desligamento normalmente remete a um rompimento, um fim, um término de um relacionamento, o que é visto pela maioria das pessoas como uma experiência ruim e negativa.

No entanto, os ciclos da vida fazem parte do processo existencial e no âmbito profissional não é diferente.

A consultoria de outplacement permite que uma nova visão seja implementada nesse processo, onde o desligamento se transforma em uma transição de carreira.

Trata-se de um processo amplo, onde se trabalha o aspecto psicológico das pessoas auxiliando na adaptação ao novo cenário e fornecendo suporte para facilitar a recolocação.

Os benefícios do outplacement

A humanização do relacionamento entre empresa e empregado é valorizada pela sociedade e o outplacement é uma demonstração de profissionalismo e respeito para com aqueles que trabalharam e apoiaram a corporação enquanto estiveram presentes.

Bons profissionais e talentos se motivam em trabalhar em corporações que atuam sobre o lado humano dos relacionamentos.

Além disso, outros benefícios são observados com o processo de outplacement:

  • fortalecimento da imagem da empresa como sendo socialmente responsável,
  • manutenção do clima corporativo,
  • é considerado um benefício para os colaboradores,
  • o colaborador desligado divulga as boas práticas da empresa,
  • humanização no processo de demissão,
  • contribui no desenvolvimento profissional,
  • atrai talentos a partir do aspecto humano priorizado,
  • contribui para a retenção dos colaboradores na empresa,
  • minimiza impactos negativos para quem continua na operação, reduzindo a desmotivação com a empresa.

O processo de transição da consultoria de outplacement

Um bom processo de outplacement prevê três fases distintas a serem desenvolvidas.

A primeira diz respeito ao planejamento, onde através de um estudo define-se como será feito o desligamento e o aconselhamento, considerando-se as características técnicas e comportamentais do profissional.

Na segunda fase é realizada a demissão, onde são apresentados o plano de outplacement e a rescisão, esclarecendo as dúvidas através de uma conversa clara e objetiva.

Por último vem a orientação, onde de fato a transição ocorre. Nessa fase, diversas ações são executadas, destacando-se:

  • a reestruturação do currículo,
  • análise de networking e realização de indicações,
  • prática de testes para identificação de perfil,
  • apoio na busca de oportunidades.

Se a sua empresa busca por uma consultoria de outplacement que possa colaborar nos processos de desligamentos conte com a De Bernt. 

Somos uma empresa especializada em headhunter e recursos humanos, voltada à gestão de talentos. Acesse nosso site para conhecer as soluções disponíveis para o seu negócio.