Coaching e Mentoring: formas de desenvolvimento que transformam histórias e negócios

Você já se perguntou qual é o papel do coaching e mentoring? O desenvolvimento de competências interpessoais com impacto na liderança é demanda constante em um […]

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Você já se perguntou qual é o papel do coaching e mentoring? O desenvolvimento de competências interpessoais com impacto na liderança é demanda constante em um contexto de desafios crescentes de novas alternativas das relações de trabalho.

Além disso, o avanço vertiginoso dos processos corporativos e a necessidade de atuação baseada em soft skills têm impulsionado a busca pela transformação

Desta forma, empresas focadas no fortalecimento de suas lideranças para enfrentamento de tais cenários têm procurado ferramentas de desenvolvimento e melhoria de performance. 

E, ainda, os profissionais que compreendem os benefícios das estratégias de autogestão de carreira também entram nesse time. 

Mas, como o coaching e mentoring podem auxiliar na gestão de pessoas? Quais são as diferenças entre um e outro? 

Siga a leitura e saiba mais!

O que é coaching e mentoring?

É fato que uma das ferramentas mais acionadas atualmente é o coaching. A estratégia baseada na facilitação pelo coach, de forma imparcial e objetiva, mas, não menos humanizada, apoia seu cliente à busca das próprias referências de boa performance.

Mais ainda, o ajuda a reconhecer e estabelecer, à luz de seus desafios de futuro, modelos de boas práticas para situações de gestão. 

Atualmente, temas voltados à Inteligência Emocional (Comunicação Assertiva) tem sido recorrentes nos cenários de Coaching Executivo. A efetividade do processo de coaching se amplia também na contribuição que as variedade de ferramentas envolvidas no processo oferecem para o autoconhecimento do profissional.

Neste contexto, o processo torna-se um instrumento revelador de oportunidades, potenciais comportamentais inexplorados ou pouco acessados. 

A prática do Coaching Executivo, mais especialmente, privilegia e entende que o dia-a-dia do ambiente corporativo é o melhor laboratório para o desenvolvimento de competências.  

Além disto, a dinâmica do processo que tem como um dos princípios a proposição constante de goals cada vez mais desafiantes, o que não permite que o profissional se “acomode” com resultados ou contextos confortáveis ou amplamente dominados. 

Por outro lado, o mentoring é um processo de “generosidade” baseado na multiplicação de boas práticas técnicas e ou de gestão.

Utiliza um princípio desenvolvido e incentivado nos processos de coaching, inclusive, do compartilhamento do aprendizado.

Entretanto, o mentor em sua prática, diferente do coach, atua de forma “consultiva”, direcionada a oferecer conselhos e pareceres. 

Ele contribui com demandas de desenvolvimento em que seu conhecimento em algum tema seja importante, relevante para o seu mentorado, geralmente mais “júnior” na caminhada corporativa ou no tema em questão. 

Na relação de mentoria, o princípio é o repasse do aprendizado, construído na experiência de um profissional disponível à compartilhar seus cases de sucesso e as lições aprendidas nos casos de insucesso.

O mentor sinaliza os pontos de atenção, facilita as ações de futuro, mas, sem embotar o potencial criativo, a curiosidade na experimentação do novo do mentorado. 

Vantagens do uso de coaching e mentoring na gestão de pessoas

Você deve estar se perguntando de que forma a transformação pelo coaching e mentoring pode ser utilizada. 

Bem, a aplicação do coaching é amplamente viável em situações de mudanças corporativas e sucessão de carreira que desafiam os líderes a não focarem apenas na geração de resultados pelas competências técnicas.

Desta forma, o coaching é fundamentado em uma visão positiva e apreciativa do potencial humano.

Frente a tal proposição muitas empresas e profissionais tem usufruído de bons resultados. É possível impactar e multiplicar tais experiências e aprendizados em seus cenários de interface. 

Assim, parafraseando um conceito da Neurociência de “Neuroplasticidade”, o protocolo de coaching é baseado na “crença” de que o potencial de desenvolvimento, de aprendizagem e adaptação com novas experiências é “inesgotável”. 

Já no caso do mentoring, no ambiente corporativo, algumas empresas têm estruturado processos de mentoria em que profissionais seniores “apadrinham” trainees ou júniores em novas atividades.

Nesses casos, este formato visa a troca de experiências, a multiplicação do capital intelectual corporativo e a garantia de perenidade do conhecimento do negócio.

Gostou do post? Acompanhe o blog para encontrar informações que vão auxiliar ainda mais o seu trabalho em treinamento e desenvolvimento organizacional.

Izabel Araújo

Partner e Gestora de Transição e Transformação