02 dez Logo De Bernt Entschev

Trabalhar como freelancer pode ser uma boa opção

autor post De Bernt Entschev
Bernt Entschev

freelance

Em tempos de crise, o trabalho como freelancer pode ser uma excelente opção tanto para o profissional quanto para os contratantes. Para quem não sabe, este é o termo inglês para denominar o profissional autônomo que presta serviços a diferentes empresas ou, ainda, guia seus trabalhos por projetos, captando e atendendo seus clientes de forma independente.

Engana-se quem pensa que ser freelancer significa falta de qualificação. Pelo contrário. É possível encontrar profissionais de alta capacitação e competência, muitos que preferem a vida de “frila” para não ter amarras com empresas. Nesse modelo de trabalho, é possível atuar simultaneamente em diferentes projetos, para várias empresas. Não existe rotina e a criatividade pode ser exercida com mais liberdade.

Para as empresas, a possibilidade de contratar um profissional de alto nível para executar um trabalho específico permite flexibilidade e a adequação ao objetivo final do projeto. E, eventualmente, pode ser mais econômico, em função dos encargos trabalhistas que vêm da contratação permanente de um funcionário.

Até há alguns anos, a maior parte dos trabalhadores freelancer eram ligados à área de comunicação (jornalistas, designers, publicitários). Isso vem mudando. Um levantamento da Workana, plataforma de trabalho freelance com atuação em toda a América Latina, aponta que os segmentos mais procurados pelas empresas que buscam serviços de freelancer são: TI & Programação (43%), Design & Multimídia (28%), Tradução & Conteúdos (15%), Marketing & Vendas (8%), Engenharia & Manufatura (2%), Suporte administrativo (2%), Serviços Legais (1%) e Finanças & Administração (1%). Ou seja, há campo para profissionais de diversas áreas.

Mesmo sendo uma opção para quem está sem emprego, nem todo mundo tem perfil para atuar como freelancer. É preciso ter equilíbrio econômico e emocional, pois o serviço pode faltar num mês, sobrar em outro. Lidar com essa inconstância faz parte do dia-a-dia. Se você acredita que pode se adequar a esse formato de trabalho, vá em frente. Há muitas oportunidades nesse mercado de trabalho.


Faça download: Arquivo


Posts Relacionados