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Profissionais no mercado: desafios ou oportunidades?

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Fábio Souza

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Tenho recebido muitos CVs de profissionais que estão no mercado e nas minhas andanças pelas empresas vejo muitas incertezas, mas também vejo inúmeras oportunidades.

Recentemente conversando com um importante cliente, ele comentou que havia trocado uma pessoa da sua equipe, que vinha com baixa performance e não tinha inglês avançado. A baixa entrega e a carência do inglês, acabavam “sugando” energia e foco deste gestor. Através de sua rede de relacionamento, ele recebeu a indicação de um profissional que estava no mercado – sua última empresa havia encerrado as operações. Era um profissional com excelente conhecimento técnico, no perfil comportamental desejado e com inglês fluente. Um profissional de difícil atração tempos atrás, mas que agora estava no mercado e disposto a negociar a pretensão salarial. O resultado foi que este gestor, depois de avaliar sua estrutura, percebeu a necessidade de mudanças na sua equipe. Com uma ótima indicação em mãos, conseguiu atrair um excelente profissional e sem a necessidade de aumentar os custos da empresa.

Para as empresas, reforço que é o momento de avaliar a estrutura, conhecer as competências do seu time, buscar sinergia e mapear quem são os profissionais de baixa performance. Se há algum tempo tínhamos enormes dificuldades para contratar, hoje há chances disso ter mudado. É a oportunidade de atrairmos melhores talentos e quem sabe, reduzir o investimento em folha, buscando assim reduzir os custos e melhorar a performance – algo perseguido por todas as empresas nesse momento.

Já para os profissionais que estão no mercado, não há fórmula mágica nem segredos, faça o dever de casa, esteja bem preparado. Tenha um planejamento financeiro e saiba quais são os patamares de remuneração que você pode aceitar. Avalie se uma redução salarial faz sentido, pensando em voltar para o mercado numa empresa que ofereça crescimento futuro. E principalmente, busque oportunidades de maneiras diferentes – há muitos concorrentes. Revise seu currículo, nada de “ctrl+c” e “ctrl-v”, invista o seu tempo nisso – é fundamental ter um currículo atrativo. Faça abordagens personalizadas, nada de “panfletar” o CV por e-mail sem ao menos dizer por quais motivos você deveria ser considerado para aquela posição. Saiba se vender, desperte interesse em que está do outro lado. Quando for enviar seu CV, reforcem o que a empresa ganha contratando você – mas seja objetivo e claro. E por último, mas não menos importante, trabalhe o networking, pois há grandes chances da recolocação vir através da sua rede.

É tempo de analisar e fazer diferente, tanto empresas como profissionais.


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