26 Aug Logo De Bernt Entschev

Oito dicas para equilibrar trabalho e vida pessoal

autor post De Bernt Entschev
De Bernt

A dedicação ao trabalho é uma exigência do mercado. Quem não faz da carreira uma prioridade muitas vezes é criticado e sente que pode ser substituído. Da mesma forma, somos necessários junto à família, no convívio com filhos, cônjuges, amigos. Porém, o equilíbrio entre a jornada de trabalho e a vida pessoal não é fácil.

Quando as mulheres ingressaram no mercado, os homens passaram a ter que dividir seu tempo com as atividades domésticas e cuidados com os filhos. Demorou um pouco, mas hoje está claro que os homens também têm que colaborar nesses aspectos. Com isso, todos têm que cumprir duplas jornadas e dar conta de várias atribuições.

O que acontece, porém, é que quem não acha um ponto de equilíbrio acaba não dando conta de uma ou outra jornada. Ou deixa a desejar na empresa ou em casa.

Acordar cansado e desmotivado para ir para o trabalho, sonhar com situações ligadas ao emprego, levar serviço para fazer em casa, só falar do seu trabalho, ver os filhos reclamando que nunca está em casa, não ter tempo para cuidar da própria saúde e nem para fazer um esporte são sintomas de que o tempo no trabalho está excessivo.  Por isso, selecionei algumas ações que podem ajudar a chegar ao tão desejado equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

  • Imagine seu dia perfeito, em que todas as tarefas levam o tempo ideal. Anote como ele seria: quantas horas para trabalho, para estar com a família, para ir à academia ou uma atividade de lazer. Faça disso um objetivo e pense o que precisa ser mudado para chegar lá.
  • Não prorrogue decisões para o futuro. A mudança tem que acontecer hoje.
  • Estabeleça uma carga horária limite para o trabalho e evite levar atividades para fazer em casa.
  • Planeje suas atividades pessoais. Muita gente só se organiza com o trabalho. Reserve horário para cada ação e coloque na sua agenda.
  • Aprenda a dizer não. Antes de assumir qualquer compromisso, veja se é possível fazê-lo no prazo desejado.
  • Emergências existem e eventualmente será preciso estender a jornada de trabalho. Não faça disso uma rotina.
  • Aprenda a delegar.
  • Não invente desculpas para deixar de implementar seu objetivo de trabalho. Sempre vai haver um pretexto para protelar.

Seguindo essas sugestões, é possível chegar ao seu dia ideal em dois ou três meses. É possível. Acredite e tenha mais qualidade de vida.


Faça download: Arquivo


Posts Relacionados