11 dez Logo De Bernt Entschev

Fim de ano, tempo de planejar a carreira

autor post De Bernt Entschev
Bernt Entschev

Dezembro chegou e com ele a sensação de que estamos finalizando mais uma etapa. É hora de refletir sobre muitos aspectos da vida, entre eles, a carreira. Refletir para poder planejar. E para planejar, é preciso definir onde se quer chegar.

Então, pense em suas metas de trabalho para 2016. Uma promoção, uma mudança de emprego, criar seu próprio negócio. As oportunidades estão abertas, pense bem no que quer. E então, planeje.

Se você quer subir na carreira e ganhar uma promoção, pense em que fatores podem influenciar nesse aspecto. O primeiro normalmente é a educação. Veja se está atualizado em sua área e se precisa fazer algum curso para ganhar novos conhecimentos. Em seguida, analise seu desempenho no trabalho. Sua assiduidade, se correspondeu e/ou superou expectativas, se sua produção pode ser considerada importante e de qualidade.  Por fim, pense no seu comportamento e se é positivo seu relacionamento com chefes, colegas e subordinados.  Faça também uma análise de como foi seu ano. O que fez bem, o que poderia ter feito melhor, onde você falhou e o que precisa fazer para melhorar.  Com tudo isso em mente, elabore seu planejamento.

Escreva suas metas e as ações que planejou para alcançá-las. Conheço um profissional que colocou esse texto na geladeira e deixou exposto ao lado do computador. Tudo para manter o foco. Além disso, divida seu plano em partes. Mês a mês, semestre a semestre, antes e depois das férias, enfim, como julgar mais adequado. O importante é que possa medir os avanços e comemorar as pequenas vitórias.

Para quem quer trocar de emprego, analise sempre se haverá um ganho real nessa troca. Seja financeiro, seja um avanço na carreira ou mesmo o fator emocional, com um ambiente de trabalho mais saudável. O importante é não trocar seis por meia dúzia.

Para quem quer sair do emprego e empreender, minha sugestão é que estude bem o mercado no qual vai ingressar. E avalie sua capacidade de correr riscos. Deixar de ter salário fixo, horário para trabalhar e um chefe para orientar seu dia a dia não é para todos. Exige uma dose de ousadia e disciplina. Pense se você tem esses atributos.

Feita a auto análise, seja qual for a sua meta, trace seus planos. O Ano Novo está aí para ser vivido. É como uma página em branco para que você escreva o que quiser.  É só ir em frente.


Faça download: Arquivo


Posts Relacionados