26 Apr Logo De Bernt Entschev

Um outro mundo é necessário. E possível.

autor post De Bernt Entschev
De Bernt

mountain-bike-wallpaper

Para o nosso planeta, eu e você somos pessoas melhores do que nossos antepassados recentes foram. E isso se deve ao fato de termos hoje uma compreensão muito melhor de todas as relações que nos definem, com a natureza, com os outros e conosco.

Há uma série de evidências que ilustram isso, desde coisas básicas até aquelas mais complexas. Afinal, somos de uma geração que achava natural abrir a janela do carro e jogar o papel de bala (quem nunca?). Gente cujos narizes já nem reparavam o cheiro de esgoto vindo de rios e das ruas. Uma geração para qual ter um carro era um sonho, sinal absoluto de status.

Tenho o imenso prazer em dizer a vocês que este mundo como conhecemos acabou. Mas estou falando do mundo como costumávamos conhecer. Da ideia construída por nós durante séculos baseado na total falta de vínculo com a natureza, no consumo exagerado e sem sentido e na prevalência do individual sobre o coletivo. Por necessidade, sem dúvida, mas também por evolução de consciência.

A situação ainda é muito preocupante. Porém, é possível ver uma luz, um caminho viável de transformação. O estrago já provocado em nosso Planeta afeta diretamente a cultura e a sociedade. Até há pouco tempo, estas mudanças foram compulsórias, ou seja, o que causamos na natureza foi tão intenso que tivemos que nos adaptar a estas novas realidades. Que o digam os protetores solares cada vez mais potentes. A diferença é que já é possível perceber novas ideias e comportamentos gerados por evolução de consciência. E isso torna uma mudança bem mais viável.

Esta tem sido minha grande motivação nestes nove anos de Sintonia Social: mostrar que outro mundo é necessário. E mais, que é possível. Hoje, temos hábitos mais sustentáveis em todos os sentidos. Isso afeta nosso comportamento, a forma como nos relacionamos com os outros, como educamos nossos filhos. Mudam as perspectivas de trabalho e carreira. Em mais de 10 anos de estudo do tema ambiental, hoje temos profissões e ocupações transformadas ou totalmente novas por conta destas mudanças no Planeta. Acredito que as pessoas que perceberem e entenderem este fenômeno podem contribuir de forma mais intensa e positiva com o Planeta. E ao mesmo tempo, aproveitar a mudança de forma na própria vida e carreira.

O nosso mundo tem salvação. Mas acredito que para que o planeta sobreviva o mundo como conhecemos precisa acabar. E isso só será possível com a contribuição efetiva de cada um de nós.

Por Ruliam Maftum, jornalista, gestor de empresas de comunicação e cultura, professor, escritor e colunista do Sintonia Social na Lumen FM de Curitiba.


Faça download: Arquivo


Posts Relacionados