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Tecnologia para RH: como otimizar o departamento com esse recurso

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Graças à necessidade de profissionalização do setor e de otimização das atividades em prol da melhoria dos processos internos da organização, a tecnologia para RH tem sido cada vez mais utilizada.

A área de Recursos Humanos é responsável por diversas tarefas e seus profissionais acabam não conseguindo se dedicar tanto quanto gostariam e deveriam à gestão de pessoas. Por isso, é fundamental buscar soluções que facilitem seus processos para que haja mais eficiência nas atividades.

Continue lendo e conheça algumas das principais soluções tecnológicas utilizadas atualmente. Confira!

Business Intelligence

De maneira resumida, pode-se dizer que o Business Intelligence funciona basicamente como o cérebro humano na constante coleta de dados. O diferencial é que o sistema processa e transforma essas informações em algo que tenha significado aplicável.

Partindo dos comportamentos da própria mente humana, o processo serve para coletar, organizar, analisar, compartilhar e monitorar os dados obtidos pela empresa, com o objetivo de auxiliar a gestão nas tomadas de decisões, além de apontar a necessidade de mudanças.

A inteligência de negócios busca transformar dados em informações úteis, facilitando a criação de estratégias para cada setor da empresa. Também possibilita a descoberta de padrões, a identificação de tendências e a revelação de comportamentos.

Por se tratar de uma prática ampla, o Business Intelligence é segmentado em processos específicos para os diferentes setores da empresa, e para a área de RH o mais utilizado é o People Analytics.

Nesse caso, a coleta e análise dos dados obtidos focam diretamente em gerar valor para o capital humano da organização.

A partir daí, os dados podem ser facilmente compartilhados com outros departamentos, o que promove uma comunicação mais consistente, em que todos falam a mesma linguagem e têm acesso às mesmas informações.

O Business Intelligence ainda pode ser aplicado no RH de três formas práticas:

  • recrutamento: os dados coletados permitem que o gestor consiga estabelecer com mais clareza qual é o perfil ideal de colaborador para a empresa;
  • retenção de talentos: os relatórios sobre os colaboradores podem auxiliar nas pesquisas que buscam entender os motivos pelos quais alguns talentos abandonam seus cargos;
  • performance: os relatórios também permitem identificar as melhores e as piores performances dentro da organização.

Softwares de gestão e de performance

Com o uso das tecnologias disponíveis, a gestão de pessoas se torna mais eficiente, pois há mais facilidade e praticidade na realização de tarefas, como: a elaboração de planos de cargos e salários, o recrutamento e a seleção, a elaboração da folha de pagamento e a administração de afazeres.

Assim, os gestores de RH conseguem planejar melhor a progressão de carreira dos funcionários e apontar as perspectivas de crescimento dentro da empresa — o que resulta em profissionais mais motivados.

O uso de softwares para auxiliar os processos operacionais não apenas promove agilidade e qualidade nas tarefas, mas também facilita a análise do desempenho da equipe.

Alguns sistemas oferecem o armazenamento de informações sobre a performance de cada funcionário para que sejam feitas avaliações de desempenho. A partir daí, a empresa tem conhecimento sobre quem está se sobressaindo e quem precisa melhorar seus resultados.

Esses dados são úteis para a criação de programas de incentivo e para apontar a necessidade de investimento em desenvolvimento e treinamentos.

Mapeamento de perfil comportamental

Outro software interessante para a área de RH é o que permite o completo mapeamento do perfil comportamental dos candidatos em um processo de recrutamento e seleção.

Esse recurso possibilita um monitoramento do desempenho dos profissionais e a identificação de quais são os mais adequados à cultura organizacional da empresa. Dessa forma, é possível direcionar os candidatos para a função mais compatível com cada perfil.

A principal vantagem desse tipo de software é a redução no tempo gasto em uma contratação e, consequentemente, na diminuição do custo do processo seletivo.

A identificação correta do perfil comportamental e o ajuste desse caráter à função a ser exercida favorecem um alto nível de produtividade e, como resultado, uma queda no nível de rotatividade.

Redes sociais

Não é novidade que dentro e fora das empresas as redes sociais propiciam o engajamento entre pessoas. Mas vale dizer que esses meios de comunicação continuam crescendo em importância para a área de RH.

Atualmente, grandes empresas têm feito contratações por meio da rede social LinkedIn. Muitas também têm criado fanpages no Facebook para atrair profissionais. A ideia é divulgar vagas e criar um canal de comunicação com os candidatos.

Outra estratégia bastante comum tem sido a criação de blogs com postagens sobre a empresa, cases de sucesso e informações sobre seus processos.

A facilidade de interação e a proximidade com os potenciais colaboradores permitem um recrutamento mais ágil e efetivo.

Outra grande vantagem do bom uso das redes sociais para o processo de recrutamento e seleção está na possibilidade de extrair nesses locais um número maior de informações sobre o perfil comportamental de um candidato.

O que se pode concluir é que usar as tecnologias disponíveis, associadas aos processos convencionais, resulta em uma melhoria tanto para os empregadores quanto para os profissionais que buscam um emprego.

Conforme foi possível ver, as soluções tecnológicas têm muito a acrescentar para a área de Recursos Humanos, contribuindo para a gestão de pessoas e facilitando os processos. Basta procurar sistemas simples, inteligentes, de fácil utilização e que promovam resultados bem-direcionados.

Gostou de conhecer melhor essas ferramentas? Sua empresa tem otimizado os processos fazendo uso da tecnologia para RH? Compartilhe suas experiências conosco no espaço para comentários!


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