31 May Logo De Bernt Entschev

RH – Dos Bastidores ao Protagonismo

autor post De Bernt Entschev
De Bernt

pexels-photo-30342

Sabemos que a área de Recursos Humanos tem sido desafiada constantemente para acompanhar as mudanças e evoluções que acontecem no cenário empresarial; ter uma resposta rápida e coerente com as estratégias da empresa é essencial para o alinhamento do RH com o negócio, porém, não é o suficiente para transformá-lo no protagonista.

Com o nível de exigência cada vez mais elevado por parte das organizações e as necessidades de mudanças cada vez mais rápidas, torna-se necessário entender que a busca por processos mais otimizados, estruturas mais enxutas e profissionais mais qualificados já fazem parte do nosso dia a dia, e lutar com isso diariamente é algo findado e deve ser encarado como factual.

Deixar os bastidores de lado e se transformar em um protagonista exige do RH um papel estratégico e totalmente inovador nas organizações, perceber e desenhar cenários, analisar e projetar tendências e principalmente engajar os colaboradores aos objetivos e visão da empresa faz do departamento um elo único e diferenciado na organização.

O Gestor do RH tem que assumir o verdadeiro papel de agente de mudança dentro da empresa, com uma visão estratégica e inovadora, antecipando-se e criando soluções diferenciadas para promover e elevar o nível de conhecimento dos colaboradores e integrar as equipes entre si, potencializando assim os resultados obtidos.

Essa percepção à frente do óbvio e diferente do cotidiano permite uma contribuição mais eficaz do recursos humanos no processo de desenvolvimento humano e consequentemente de geração do resultado esperado pela organização.

Colocando isso em prática, podemos dizer que projetos estruturados e programas com média duração, e um bom acompanhamento, tem se tornado uma forte ferramenta para os gestores de RH alcançarem esse protagonismo, mas não apenas isso, ainda elevando o nível de desenvolvimento das equipes e gestores da empresa.

Um exemplo disso é o projeto “Academia de Líderes” desenvolvido na empresa Proadec Brasil, que tem como objetivo não apenas desenvolver novas competências, mas sim, exercitar aquelas já existentes.

O Projeto teve inicio em 2015 e foi um dos “protagonistas” em colocar a empresa num patamar mais elevado a nível de gestão, sendo altamente produtivo e benéfico para a organização.

Partindo de treinamentos básicos como Gestão trabalhistas, situações cotidianas como Comunicação, feedback, gestão de conflitos e até um direcionamento mais elevado como princípios do coaching na liderança, foram alguns dos temas abordados durante o programa.

Não existe fórmula mágica, precisamos inovar, precisamos nos reinventar a todo o momento, e entender que construir um cenário de acordo com a visão e com os objetivos da empresa antes mesmo de que a própria organização sinta essa necessidade, é sem dúvidas um fator diferencial e de sucesso dentro de uma estrutura organizada.

 

Luis Carlos Kramar é Gestor de Recursos Humanos na Proadec Brasil, classificada como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar em 2016.


Faça download: Arquivo


Posts Relacionados