23 Aug Logo De Bernt Entschev

5 benefícios de fazer um recrutamento empresarial de qualidade

autor post De Bernt Entschev
De Bernt

beneficios-de-fazer-um-recrutamento-empresarial-de-qualidade

Fazer um recrutamento empresarial estratégico, que consiga atrair os melhores talentos é essencial para um crescimento organizacional saudável e consistente.

O capital humano é o ativo mais valioso de uma empresa. São as pessoas que impulsionam o progresso da companhia, que se comprometem pela criação e pelo desenvolvimento de projetos, que trazem inovações e que criam um ambiente sadio e produtivo.

Quando a organização não tem um bom quadro de funcionários, não é possível alcançar as metas e a sobrevivência no mundo corporativo fica seriamente prejudicado.

A fim de ajudar a evitar esse problema, destacamos 5 benefícios de um bom processo seletivo, além de algumas dicas para melhorar a escolha de profissionais. Confira!

1. Diminui o turnover

Cada demissão (voluntária ou involuntária) traz obrigações monetárias que podem comprometer o balanço financeiro da empresa: pagamento dos direitos trabalhistas, investimentos em um novo processo seletivo, custos com a adaptação do novo funcionário e treinamentos para exercer a função e para imersão na cultura organizacional.

A produtividade também fica comprometida durante os primeiros meses do novo contratado. Além disso, a equipe é prejudicada, pois a rotatividade acaba sobrecarregando os funcionários, que precisam assumir outras funções enquanto a vaga não é preenchida.

Ademais, uma alta rotatividade impacta de maneira negativa no clima organizacional e no engajamento dos demais colaboradores da empresa.

Quando o processo seletivo é bem-feito, as chances de contratação do profissional certo para a vaga são maiores, diminuindo as chances de uma demissão em pouco tempo e evitando esses problemas.

2. Melhora o desempenho dos funcionários

Uma contratação que tenha, não apenas conhecimentos técnicos, mas também habilidades de relacionamento pessoal, impacta positivamente em toda a equipe e traz resultados positivos para a empresa.

É importante escolher um candidato que realmente tenha a expertise necessária. Assim, ele pode colaborar com os colegas, dividindo informações e conhecimentos que vão melhorar a performance de todos os envolvidos.

Não podemos esquecer que, quando o profissional escolhido consegue se relacionar bem com as pessoas com quem trabalha e se encaixa na cultura da empresa, o engajamento aumenta e um time colaborativo é formado, o que traz um aumento significativo nos resultados.

3. Aumenta a produtividade

Uma contratação acertada é essencial para a produtividade. Um profissional que sabe desenvolver suas funções da melhor maneira possível, consegue trazer ideias e está comprometido com o serviço, carrega consigo uma melhora nos índices de produção. Esses números propendem a crescer com o passar do tempo, já que o empregado tende a ter mais intimidade com a rotina diária e consegue desenvolver suas tarefas com mais qualidade e rapidez.

Uma pessoa engajada com o trabalho tem mais inclinação a propor estratégias, que podem eliminar tarefas improdutivas e que desperdiçam tempo. Esse perfil de profissional quer apresentar resultados melhores a cada dia e, para isso, identifica o que não está funcionando e apresenta ideias que vão eliminar etapas frustrantes.

Toda a organização tende a ganhar com esse comportamento, o que deixa tempo livre para funções mais estratégicas e desenvolvimento de projetos que podem ser trabalhados em aspectos micro (apenas dentro da equipe) ou macro (em uma escala maior para todos os funcionários ou até mesmo em filiais da empresa).

4. Diminui o absenteísmo

Quando a pessoa escolhida para a vaga não se identifica com o local de trabalho, tem dificuldades em desenvolver as tarefas ou está em um cargo que não condiz com as suas expectativas, os índices de absenteísmo tendem a crescer.

Sempre que possível, esse profissional vai tentar se esquivar das atividades, muitas vezes, inclusive, para fazer entrevistas em outras empresas.

Para evitar os prejuízos provocados por um índice alto de ausências, a solução é focar em um processo seletivo preciso, que avalie desde as competências até o perfil psicológico do candidato.

É importante lembrar que, para a manutenção das boas contratações, o engajamento também deve ser desenvolvido pela empresa. Isso vai evitar que os profissionais percam o entusiasmo e além disso,  falem bem do trabalho para outras pessoas, ajudando a atrair os melhores talentos.

5. Melhora a sucessão de liderança

A sucessão nos cargos mais altos da empresa é um dos problemas mais críticos que os CEOs estão enfrentando. Esse processo acontecia naturalmente, já que os profissionais tendiam a trabalhar muito tempo em uma mesma companhia.

Atualmente, com o curto período de permanência dos contratados, a sucessão de liderança ficou mais difícil, muitas vezes obrigando a diretoria a buscar profissionais de fora para ocupar cargos importantes. Com isso, a empresa perde, porque frequentemente essas pessoas não têm o conhecimento de questões internas que são importantes para exercer a função.

Realizar um bom processo seletivo vai ajudar a sanar esse problema. Ao buscar candidatos que realmente estão ligados à cultura da organização e que demonstrem a vontade de crescer profissionalmente, aumenta as chances de conseguir alguém que queira trabalhar no mesmo lugar por anos. Isso torna possível investir nesse colaborador, a fim de que ele assuma um lugar de destaque dentro de alguns anos.

Dicas para um bom recrutamento empresarial

Escolher as melhores pessoas para atuar na sua empresa pode ser um processo lento, mas atualmente existem diversas ferramentas que vão ajudar nesse trabalho.

É importante ficar atento à linguagem usada no anúncio da vaga e ao local onde ele será divulgado. Procure também definir claramente o que é necessário para exercer a função com o desempenho desejado e leve essas informações em consideração durante o processo seletivo.

As entrevistas devem ser feitas cuidadosamente, de preferência com o apoio de um profissional especializado, capaz de avaliar aspectos psicológicos e comportamentais do candidato.

Outro detalhe importante é oferecer pisos salariais e benefícios de acordo com o mercado. Lembre-se: um funcionário qualificado não vai permanecer por muito tempo em uma vaga que não atende às suas expectativas.

Levando esses aspectos em consideração, será possível fazer um recrutamento empresarial de qualidade e que trará benefícios para a sua organização.

Conseguiu identificar algum problema na sua empresa que seja provocado por uma contratação equivocada? O que um bom profissional precisa ter para você? Deixe um comentário neste post e compartilhe suas impressões conosco!


Faça download: Arquivo


Posts Relacionados