Afinal, o que é e o que faz um headhunter?

Contratações erradas geram grandes prejuízos para as organizações e, por isso, a preocupação das empresas em realizar um bom processo de recrutamento e seleção tem crescido […]

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deBernt deBernt

Contratações erradas geram grandes prejuízos para as organizações e, por isso, a preocupação das empresas em realizar um bom processo de recrutamento e seleção tem crescido cada dia mais. No caso de cargos de liderança, a escolha precisa ser ainda mais criteriosa, já que se tratam de posições de alta responsabilidade. E é aí que o headhunter pode ser a solução.

Os recrutadores estão o tempo todo avaliando currículos e realizando processos seletivos com diversas etapas, na tentativa de ampliar as chances de contratar corretamente. Para a área executiva, no entanto, é necessário muito mais do que analisar as experiências anteriores dos candidatos.

Para dificultar ainda mais a tarefa, muitas vezes, o profissional ideal para ocupar um cargo executivo não está buscando ativamente novas oportunidades no mercado. Normalmente, ele está empregado e satisfeito com a sua atual posição, o que requer grande poder de persuasão por parte do recrutador.

Como o headhunter pode ajudar, então? Como funcionam as consultorias de hunting? Continue lendo e entenda melhor como funciona esse serviço.

O que é um headhunter?

De acordo com a tradução literal do termo, o headhunter é um “caçador de cabeças”. Isso quer dizer que sua função é encontrar os melhores profissionais do mercado para ocupar cargos executivos, buscando não apenas pessoas talentosas, mas aquelas que tenham as qualificações específicas que as empresas estão buscando no momento.

Depois de entender bem a companhia, o cargo e a função que o executivo deverá exercer, o headhunter, que tem uma poderosa rede de relacionamentos, pesquisa qual é o melhor profissional a ser contratado e faz a mediação entre ele e a empresa.

O networking e a experiência no ramo são os principais diferenciais de um headhunter. Além disso, ele passa credibilidade, tem excelente poder de argumentação e tem foco em sempre fazer o melhor negócio, beneficiando todos os lados.

Não existe uma graduação que forme headhunters, mas esse profissional tem competência para realizar sua tarefa de executive search, e é capaz de gerar grandes benefícios para a empresa que o contrata.

Quais são suas responsabilidades?

Para atuar como headhunter, o profissional precisa ter características importantes, como saber ouvir e ter um bom faro, quase como um detetive. Seu trabalho não é fácil e exige não apenas persistência, mas também muita perspicácia. Veja a seguir algumas das principais responsabilidades desse profissional.

Conhecer o cliente

É responsabilidade do headhunter ouvir o que o cliente reconhece como sua principal necessidade e entender se aquilo é realmente o que a empresa precisa. O profissional de hunting deve avaliar todos os fatores envolvidos e perceber se o cargo e a função de fato condizem com a missão da organização e seus objetivos em longo prazo.

É essencial que o headhunter conheça as atividades desenvolvidas pela empresa que o contratou, bem como as funções que o candidato buscado realizará, para que encontre um profissional que seja realmente especialista na área.

Trabalhar em sigilo

O headhunter também precisa tratar seu trabalho com toda a discrição possível, já que grande parte das vagas para altos cargos envolve sigilo, para que a contratação tenha êxito sem afetar as demais áreas da empresa. Isso também é essencial para não prejudicar os candidatos em seus atuais empregos, uma vez que a maioria dos executivos procurados já exerce a função em outra organização.

Entender o mercado

Outra responsabilidade de um headhunter é conhecer o mercado em que seus clientes atuam, pois, assim, saberá quais são as outras empresas do setor e qual a atual situação delas. Dessa forma, ele poderá descobrir quais estão passando por reestruturação, expansão ou mesmo processo de falência, ou seja, com executivos talentosos prestes a precisar de uma nova oportunidade no mercado.

Fazer networking

Por fim, o bom headhunter deve saber cultivar e manter seus relacionamentos, para que tenha acesso às grandes organizações e esteja sempre em contato com profissionais cheios de talento. Com criatividade, o hunting conseguirá novas perspectivas de prospecção, participando de eventos, feiras e simpósios, sempre de olhos e ouvidos atentos.

É importante destacar que empresas especializadas em hunting são a melhor opção para encontrar bons executivos no mercado. Por contarem com uma expertise diferenciada, elas conseguem ter uma excelente compreensão do mercado e uma network mais efetiva que profissionais individuais.

Quais são os benefícios para a empresa?

Como o papel do headhunter difere da função de um recrutador, ele consegue identificar mais do que a experiência e as habilidades de um profissional. Com isso, aumenta a chance de uma excelente contratação que, em longo prazo, pode gerar resultados surpreendentes para a empresa.

Ao atrair um talento com alta competência, a organização aumenta sua capacidade de cumprir metas, planejar novas ações, conquistar novos clientes e gerar mais lucro. O trabalho do headhunter também contribui para reduzir o índice de turnover da empresa, fator que gera altos custos e causa sérios impactos financeiros no negócio.

Em que situações contratar um serviço de hunting?

São vários os motivos que levam uma empresa a buscar um novo profissional para ocupar um cargo de gestão. Pode ser pela aposentadoria ou desligamento de um executivo, um processo de expansão ou a necessidade de reestruturação da companhia. Essas são as razões mais comuns, mas existem outras situações em que o trabalho de um headhunter é fundamental.

Por exemplo, no caso de uma pequena empresa, pode surgir a necessidade de montar times com competências que se complementam. O hunting vai auxiliar na tarefa de encontrar talentos aptos a realizar as atividades desejadas pela organização, e evitar contratações erradas e prejuízos.

Outro caso é quando uma empresa está se instalando em uma cidade nova, ou mesmo em um país diferente. Por não conhecer o mercado naquela região, as chances de não saber o que procurar são grandes. Nesse caso, primeiramente, o headhunter vai situar o empreendedor, ajudando a compreender o contexto local para, só então, atuar na busca por um bom profissional para ocupar cargos importantes.

Como escolher um bom headhunter?

Contratar um bom headhunter pode ser mais difícil que a busca pelo executivo em si. Para não errar, existem alguns critérios que devem ser levados em conta na escolha do especialista. Confira os principais a seguir.

Tempo médio de contratação

Fique atento ao tempo médio que o headhunter leva para apresentar os candidatos à empresa cliente. Em média, leva-se de três a seis semanas para encontrar profissionais realmente adequados à posição. Esse período é necessário devido à extensa pesquisa que deve ser feita para obter bons resultados, além das entrevistas preliminares antes de iniciar o processo seletivo.

Relacionamento com a empresa cliente

A relação com o cliente é um aspecto importante a ser avaliado. O headhunter deve atuar como um consultor do CEO ou diretor de RH, tirando todas as suas dúvidas sobre o processo de escolha do executivo.

Verifique também o nível de interesse do especialista no negócio da empresa. Ele faz as perguntas certas? Busca entender os objetivos e valores da organização? Tudo isso é essencial na escolha do parceiro adequado.

Uso da tecnologia

Outro fator essencial é a familiaridade do headhunter com a tecnologia. O especialista deve ser um mestre no uso do LinkedIn e outras redes sociais para a busca de candidatos. Hoje, os melhores profissionais utilizam essas ferramentas ativamente, o que torna a procura muito mais rápida e efetiva. Deixar o espaço virtual de lado representa um grande atraso no processo.

Como funciona uma consultoria de hunting?

Como dito anteriormente, contratar uma consultoria de hunting é a melhor forma de garantir o máximo de eficiência na busca por executivos. Isso porque esse tipo de empresa conta com uma equipe altamente capacitada e uma extensa rede de contatos para ter acesso aos melhores profissionais do mercado.

A atuação dos consultores começa com a compreensão do briefing que é passado pela empresa, além de um estudo aprofundado sobre as necessidades do cliente. Depois disso, é feito um mapeamento do mercado, acionando a network da equipe de especialistas. Nesse processo, são escolhidos alguns nomes para entrevistas preliminares, a fim de filtrar as melhores opções para as etapas finais.

A partir daí, o CEO e o RH conduzem o processo seletivo com entrevistas presenciais, fazendo a contratação do executivo que julgarem mais preparado. Tudo isso é realizado com todo o sigilo e eficiência necessários para garantir os melhores resultados.

O processo é ágil, devido ao compromisso com metas precisas e objetivas, baseadas em um sistema integrado de identificação de talentos. Além disso, há todo um acompanhamento do pós-processo, a fim de assegurar que o profissional escolhido seja realmente compatível com a organização e o cargo.

Como foi possível ver ao longo do artigo, o trabalho do headhunter exige muita criatividade, experiência e ação. Com o auxílio dos serviços de hunting, há grandes chances de conquistar novos talentos e, consequentemente, excelentes resultados para a organização. Afinal, nada melhor do que contratar a pessoa certa para a posição certa!

Caso identifique na sua empresa a necessidade de contratar alguém para esse papel, solicite um atendimento personalizado e conheça melhor nosso serviço de Executive Search. Será um prazer ajudar na expansão do seu negócio!