13 Dec Logo De Bernt Entschev

Afinal, o que é e o que faz um headhunter?

autor post De Bernt Entschev
De Bernt

o-que-e-um-headhunter

Contratações erradas geram grandes prejuízos para as organizações, por isso a preocupação das empresas em conseguir realizar um bom processo de recrutamento e seleção tem crescido cada vez mais. Porém, no momento de contratar profissionais para cargos de liderança, o processo precisa ser ainda mais criterioso. E é aí que o headhunter pode ser a solução.

Os recrutadores estão o tempo todo avaliando currículos e realizando processos seletivos com diversas etapas, na tentativa de ampliar as chances de contratar corretamente. Para a área executiva, no entanto, é necessário muito mais que analisar as experiências anteriores dos candidatos.

Para dificultar ainda mais a tarefa, geralmente o profissional ideal para ocupar um cargo executivo não está disponível, enviando seu currículo para diversas empresas. Ele pode até mesmo estar empregado e satisfeito com sua atual ocupação.

Como o headhunter pode ajudar então? Continue lendo e entenda melhor o que esse profissional faz e como atua.

O que é um headhunter?

De maneira resumida, e de acordo com a tradução literal do termo, o headhunter é um “caçador de cabeças”. Isso quer dizer que sua função é encontrar os melhores profissionais do mercado para ocupar cargos executivos, buscando não apenas pessoas talentosas, mas aquelas que tenham as qualificações específicas que as empresas estão precisando contratar no momento.

Depois de entender bem a companhia, o cargo e a função para a qual deve buscar um candidato, o headhunter, que tem uma poderosa rede de relacionamentos, pesquisa qual é o melhor profissional a ser contratado e faz a mediação entre ele e a empresa.

Seu networking e suas experiências anteriores são os principais diferenciais de um headhunter. Além disso, ele passa credibilidade, tem excelente poder de argumentação e negociação e está interessado em fazer o melhor negócio, beneficiando todos os lados.

Não existe uma graduação que forme headhunters, mas esse profissional tem competência para realizar sua tarefa de executive search e é capaz de gerar grandes benefícios para a empresa que o contrata.

Quais são suas responsabilidades?

Para atuar como headhunter, o profissional precisa ter características importantes, como saber ouvir e ter um bom faro, quase como um detetive. Seu trabalho não é fácil e exige não apenas persistência, mas também muita perspicácia.

É responsabilidade do headhunter ouvir o que o cliente reconhece como sua principal necessidade e entender se aquilo é, realmente, o que a empresa precisa. O profissional de hunting deve conseguir avaliar todos os ângulos e perceber se o cargo e a função de fato condizem com a missão da organização e seus objetivos em longo prazo.

É essencial que o headhunter conheça as atividades desenvolvidas pela empresa que o contratou, bem como as funções que o candidato buscado realizará, para que encontre um profissional que seja realmente especialista na área.

Ele também precisa tratar seu trabalho com toda a discrição possível, já que grande parte das vagas para altos cargos envolve sigilo para que a contratação tenha êxito sem afetar as demais áreas da empresa.

Outra responsabilidade de um headhunter é conhecer o mercado em que seus clientes atuam, pois assim saberá quais são as outras empresas do setor e qual a atual situação delas. Dessa forma, ele poderá descobrir quais estão passando por reestruturação, expansão ou mesmo processo de falência, ou seja, com executivos talentosos prestes a precisar de uma nova oportunidade no mercado.

Por fim, o bom headhunter deve saber cultivar e manter seus relacionamentos, para que tenha acesso às grandes organizações e esteja sempre em contato com profissionais cheios de talento. Com criatividade, o hunting conseguirá novas perspectivas de prospecção, participando de eventos, feiras e simpósios, sempre de olhos e ouvidos atentos.

É importante destacar que, caso uma organização tenha dificuldade em encontrar um bom headhunter, existe a possibilidade de contratar empresas especializadas que ajudam nos mesmos pontos, como na busca por executivos.

Quais são os benefícios para a empresa?

Como o papel do headhunter difere do de um recrutador, ele consegue identificar mais do que a experiência e as habilidades de um profissional.

Com isso, aumenta a chance de uma excelente contratação que, em longo prazo, pode gerar resultados surpreendentes para a empresa. Ao atrair um talento com alta competência, a consequência é uma organização cumprindo metas, planejando novas ações, conquistando novos clientes e gerando muito mais lucro.

O trabalho do headhunter também é capaz de contribuir para a baixa no índice de turnover da empresa, fator que gera custos bem altos e causa sérios impactos financeiros no negócio.

Em que situações contratar um headhunter?

São vários os casos em que uma empresa se vê diante da necessidade de contratar um novo profissional para cargos de liderança. A empresa pode perceber a carência de um alto executivo em seu quadro, seja porque um colaborador se aposentou ou optou por deixar a organização, por causa de um processo de expansão ou mesmo pela necessidade de uma reestruturação.

Além dessas situações, existem outros momentos em que o trabalho de um headhunter é fundamental.

Por exemplo, no caso de uma pequena empresa, pode surgir a necessidade de montar times com competências que se complementam. O hunting vai auxiliar na tarefa de encontrar talentos aptos a realizar as atividades desejadas pela organização e evitar contratações erradas e prejuízos.

Outro caso é quando uma empresa está se instalando em uma cidade nova, ou mesmo em um país diferente. Por não conhecer o mercado naquela região, as chances de não saber o que procurar são grandes. O headhunter, nesse caso, vai primeiramente situar o empreendedor, o ajudando a compreender o contexto local para, só então, atuar na busca por um bom profissional para ocupar cargos importantes.

Como foi possível ver, o trabalho do headhunter exige muita criatividade, experiência e ação. Com o auxílio de um profissional assim, há grandes chances de conquistar novos talentos e, consequentemente, novos resultados para a organização.

Caso consiga identificar a necessidade de sua empresa de contratar alguém para esse papel, conheça melhor nosso serviço de Executive Search. Será um prazer poder auxiliar na expansão do seu negócio!


Faça download: Arquivo


Posts Relacionados