19 Aug Logo De Bernt Entschev

Melhore seu desempenho profissional com esportes e artes

autor post De Bernt Entschev
Bernt Entschev

foto

Disciplina, determinação e criatividade. Esses são alguns dos resultados obtidos com a prática de esportes e atividades artísticas. Cada vez mais pessoas se dão conta que essas características se refletem diretamente no desempenho profissional.

Tenho visto exemplos de executivos que, por terem uma vida esportiva, incentivam seus funcionários a fazerem o mesmo. É o caso de Abílio Diniz, do Conselho de Administração do Grupo Carrefour, e Paulo Lemann, da AB Inbev.

Esse incentivo não é sem razão. De forma geral, os esportes melhoram a percepção do indivíduo sobre o que acontece a sua volta, uma facilidade para perceber as situações, processos e necessidades. Também aumenta a segurança e velocidade na tomada de decisões. Quando o corpo fica desligado, sentado durante muito tempo, essa sensibilidade vai naturalmente se perdendo. Da mesma forma que no esporte, quem se dedica às artes exercita a concentração e a criatividade.

Rafael Augusto, diretor de Marketing da Patroni, rede de pizzarias presente em 24 estados brasileiros, surfa há quase duas décadas e diz que o sucesso no trabalho é devido ao esporte, que o ajuda a ter disciplina e comprometimento em tudo que faz. Conforme ele explica, para surfar, é necessário ter regularidade nos treinos e muito empenho, e para desenvolver projetos no trabalho, precisamos disso. Enxergar os problemas e atividades fora do dia a dia é uma obrigação, é como entender a maré, prever o que virá e se adaptar a ela. E conta que, depois que sai do mar, consegue resolver muitas pendências.

Outro exemplo é Daniela Venâncio, diretora de franquias da Tip Top, que pratica tênis há três anos. Ela diz que com o esporte consegue ser muito mais centrada nas atividades fora da quadra, uma qualidade que aperfeiçoou jogando.

Não se pode deixar de lado também os benefícios do esporte e das artes no combate ao estresse e manutenção da saúde física e mental. Então, se você ainda não escolheu uma dessas atividades fora do trabalho, pense seriamente e dedique algum tempo livre a isso. Você só tem a ganhar.


Faça download: Arquivo


Posts Relacionados