18 Oct Logo De Bernt Entschev

Entenda a importância de contratar uma consultoria para fazer Assessment

autor post De Bernt Entschev
De Bernt

consultoria-para-fazer-assessment

O Assessment é uma ferramenta que serve para a organização atuar de maneira mais precisa no desenvolvimento do potencial do colaborador. Com ela, é possível fazer o mapeamento comportamental de uma pessoa, permitindo que a empresa qualifique sua mão de obra a partir de ações desenvolvidas em função do perfil de cada profissional.

Isso gera inúmeros benefícios, e o principal deles é conhecer os funcionários e suas possibilidades por meio de critérios.

De fato, o Assessment traz fundamentos para que se possa verificar o que precisa ser trabalhado no colaborador, de forma que ele evolua e atinja metas mais elevadas.

Parece uma solução interessante para a sua empresa? Então, acompanhe este texto e saiba mais sobre o tema, além de conhecer os benefícios de contar com uma consultoria para Assessment.

A importância do Assessment

Para obter produtividade, uma organização precisa ir além de contar com mão de obra qualificada. É preciso também ter colaboradores que compactuem com a visão e os valores da companhia. Somente assim as diferentes funções executadas pelos diversos membros da equipe estarão alinhadas com a cultura da empresa, algo fundamental na busca por resultados.

Mas como construir isso? Indo além do que o próprio funcionário pode fazer para que suas competências sejam aprimoradas. É preciso também que a companhia crie ações capazes de tornar a gestão de pessoas mais eficiente, a ponto de reter os principais talentos e tornar seu ambiente interno propício para bons resultados.

Nesse sentido é que o Assessment mostra-se relevante. Como é um instrumento que oferece o mapeamento de tendências comportamentais, ele permite que a empresa recolha informações a respeito daquilo que é mais importante em cada pessoa, de maneira que se torna possível criar ações precisas em relação a cada colaborador.

Com o Assessment, sua empresa tem como desenvolver o seu capital humano diante dos desafios que se apresentam, gerando benefícios, como aumento de produtividade, de satisfação, otimização das potencialidades e maior agilidade na tomada de decisão em relação ao que envolve a gestão de pessoas.

Desafios na gestão de pessoas

O pleno entendimento a respeito de como se comporta o mercado e uma estratégia de negócio eficiente devem vir acompanhados de uma boa gestão de pessoas, pois são elas que executam as ações. É preciso ter clareza em relação a questões como os pontos fortes de cada funcionário e suas necessidades de desenvolvimento.

Compreendendo o real potencial dos colaboradores, a empresa consegue benefícios, como a possibilidade de identificar um quadro importante com maior facilidade, permitindo uma abordagem nova e mais eficiente em relação ao seu desenvolvimento.

Outra questão válida diz respeito às motivações do colaborador. Você sabe o que o seu funcionário tem como expectativa e objetivos? E os impactos disso na empresa como um todo? O que é possível fazer para que a eficácia e o engajamento da equipe aumentem de tal forma que isso seja interessante não somente para a organização, mas também para cada profissional?

Enfim, é preciso que essas reflexões sejam feitas para que os gestores saibam como uma mudança comportamental da equipe pode ser feita de maneira que tanto os valores sejam contemplados quanto a estratégia da empresa seja beneficiada.

A evolução do colaborador

Com o Assessment, a empresa passa a ter um diagnóstico a respeito do perfil de seus colaboradores. Nele, é possível identificar as competências do funcionário, suas motivações e suas expectativas em relação à organização.

Esse “mapa”, permite ao gestor um olhar mais minucioso em relação ao funcionário e sua rotina na companhia. Podemos dizer que, na prática, o Assessment oferece uma espécie de fotografia, que dá ao gestor uma visão clara sobre os pontos fortes e fracos dos colaboradores, fazendo com que ele tenha como atuar nas áreas de desenvolvimento de maneira precisa.

Com esse mapa de talentos, a empresa pode trabalhar melhor as promoções, sejam elas horizontais ou laterais, pois terá como estimar com maior precisão o potencial de cada profissional.

É em relação ao potencial do colaborador que o Assessment se apresenta como uma ferramenta relevante. Ele permite gerar um Plano de Desenvolvimento Individual (IPI) e um Plano de Desenvolvimento Organizacional (IPO), ou seja, estratégias que contemplam tanto o funcionário, que pode saber quais são as competências que precisa trabalhar para se desenvolver, quanto a empresa, que tem como determinar o foco para obter desenvolvimento organizacional.

Além disso, como o mapeamento é elaborado em função dos objetivos da empresa, oferece informações sobre os impactos que determinado tipo de comportamento pode gerar em certos contextos dentro dela, além de dar dicas a respeito de desafios que podem ser apresentados a cada colaborador para que ele possa evoluir em sua função.

É esse diagnóstico que poderá tirar o funcionário da zona de conforto. Isso sem que haja prejuízo para a empresa, uma vez que o relatório trará consigo recursos para que tanto o gestor quanto o colaborador atuem de forma a trazer resultados positivos.

Em síntese, o Assessment oferece a uma organização um conjunto de estratégias que permitem a ela atender as demandas em relação à sua equipe, de maneira a otimizar o seu desenvolvimento.

Benefícios de uma consultoria para Assessment

Fazer essa avaliação de forma adequada é algo essencial para que haja o devido entendimento do perfil comportamental da equipe. Para tanto, o ideal é contar com o auxílio de especialistas no assunto. Com um time profissional ao seu lado, você garante benefícios como:

Know-how

Toda ação desenvolvida por pessoas com experiência tende a ser melhor executada. É assim também com o Assessment, que pode ser aperfeiçoado quando aplicado por uma equipe devidamente treinada e qualificada para esse tipo de procedimento.

Uma consultoria especializada oferece o know-how que a sua empresa precisa para identificar na equipe aqueles funcionários mais propícios a exercer determinadas funções, incluindo cargos de liderança, além de dar a todos a orientação necessária para que seu desempenho evolua.

A consultoria fará a apresentação de um Diagnostico Organizacional, quando analisado um grupo de Colaboradores. Tal ferramenta trará informações valiosas sobre o time, que permitirá que a empresa tenha um clareza de quais são os pontos que devem ser trabalhados.

Visão externa

Com uma visão externa, você conta com um dos principais benefícios de um serviço de consultoria, que é ter à sua disposição uma análise não comprometida e capaz de fazer uma leitura diferente da realidade da sua empresa. Isso favorece o surgimento de uma visão mais crítica e acertada.

Na maioria dos casos, o simples fato de haver uma consultoria externa trabalhando na abordagem dos funcionários e tentando encontrar soluções para os problemas que muitas vezes os gestores não veem, já é o suficiente para trazer à empresa possibilidades novas e interessantes.

Motivação

Dentro de uma organização, a motivação tem papel fundamental. Nesse sentido, o Assessment, quando implementado por profissionais especializados, pode ser o que a sua empresa precisa para dar à equipe as condições necessárias para desenvolver todo seu potencial.

Assim, é possível fazer com que os colaboradores recuperem o prazer pelo trabalho, o que, para a companhia, representa também alinhar os seus objetivos aos dos funcionários, tornando os propósitos institucionais mais acessíveis.

Posicionamento estratégico

É bom lembrar que na consultoria todas as ações são feitas de acordo com os objetivos gerais da organização, visando torná-los mais acessíveis.

Dessa forma, as medidas seguem um alinhamento com foco em solucionar os problemas da empresa sempre de acordo com seu posicionamento, valorizando suas pretensões de mercado. Consequentemente, quando o Assessment é realizado por especialistas, isso costuma representar um diferencial de mercado para a organização.

Por fim, é preciso destacar a ação criteriosa que a consultoria oferece para o Assessment. Assim, mais do que avaliar a compatibilidade entre o colaborador e a companhia, é possível criar meios para potencializar isso.

E aí, entendeu como funciona uma consultoria para Assessment? Ficou com alguma dúvida? Então, entre em contato conosco, nós podemos ajudar!


Faça download: Arquivo


Posts Relacionados