20 Jun Logo De Bernt Entschev

Dicas para encontrar emprego através das redes sociais

autor post De Bernt Entschev
Bernt Entschev

As redes sociais têm uma forte influência na sociedade contemporânea. Segundo pesquisas, 87% dos internautas fazem parte de alguma rede. No Brasil, podemos destacar o Facebook, como rede com foco nas relações pessoais, e o LinkedIn, com foco profissional. Ambas podem ser muito úteis para quem está à procura de emprego, desde que utilizadas com bom senso e, também, profissionalismo.

O primeiro passo é ter perfis coerentes em todas as suas redes sociais. Eles devem mostrar a mesma pessoa, com as mesmas opiniões e valores. Pense: “como quero ser percebido pelos outros?”. É isso que precisa estar nos seus perfis.

Depois, estude, defina e planeje quais são os contatos mais interessantes para você. Aqueles que tragam uma rede de relacionamento que possa abrir portas. Lembre que cada pessoa tem sua própria rede e assim simultaneamente, gerando milhares de contatos, que vão aumentando de forma exponencial.

Especialmente no LinkedIn, aproveite o convite para sua rede para dizer que está em busca de novas oportunidades e em que área. Afinal, as pessoas precisam saber disso. E utilize uma boa foto de perfil, no dress code de sua profissão. Pesquisas demonstram que os perfis com fotos são mais considerados.

Faça um breve currículo com uma auto-apresentação. Deve ser curto e objetivo, atraente, com palavras significativas. Tenho um pequeno roteiro para fazer isso: escreva sua apresentação, reflita durante alguns dias sobre ela; depois leia esse texto na frente do espelho e vá tirando tudo o que for supérfluo. A leitura não deve durar mais que dois minutos.

O próximo passo é produzir conteúdo relevante para compartilhar com essas redes. O que você diz, o que é capaz de fazer, novas ideias para sua área profissional, novidades que surgiram no segmento e são interessantes para divulgar. Tudo isso pode chamar a atenção para você, talvez de alguém que possa oferecer um emprego.

Participe de grupos de interesse profissional, tanto no Facebook quanto no LinkedIn. Existem os mais variados, com pessoas que sempre têm algo em comum e costumam trocar indicações para vagas. Também vale pesquisar as vagas abertas que são postadas nas redes e enviar sua apresentação.

Reserve um tempo na sua agenda para responder às mensagens que chegarem. Isso não apenas enquanto estiver procurando emprego, mas – e principalmente – depois que encontrar um. Não deixe as pessoas pensando que não são mais importantes agora que você já encontrou uma colocação. E tenha em mente que uma oportunidade de crescimento profissional, um cargo mais vantajoso, pode surgir daí.


Faça download: Arquivo


Posts Relacionados