13 abr Logo De Bernt Entschev

Como sua empresa avalia potenciais executivos?

autor post De Bernt Entschev
De Bernt

capas-pulse-1

Muitas empresas têm se valido do Assessment para conhecer mais profundamente seus executivos. Trata-se de uma importante ferramenta de avaliação de colaboradores que auxilia os gestores em decisões importantes acerca da carreira de seus executivos como promoção, desenvolvimento, plano de sucessão. Essa ferramenta também pode ser aplicada para um grupo de profissionais e dar visibilidade ao gestor sobre os melhores talentos dentro do time.

Como o processo geralmente é conduzido por consultores externos, é totalmente isento e, além de auxiliar a empresa na tomada de decisão, também tem importante papel no desenvolvimento da carreira do profissional avaliado, já que dá a ele um feedback bastante completo sobre suas características, competências, qualidades e aspectos identificados que podem ser aperfeiçoados.

Contratar um programa de assessment é muito mais do que avaliar um profissional. É um investimento nos ativos intangíveis mais importantes que uma empresa tem. São esses colaboradores os responsáveis por levar o nome da empresa adiante, aprimorar os negócios, conquistar clientes e tomar decisões que afetarão os resultados da companhia no presente e no futuro.

O assessment permite à empresa obter uma visão aperfeiçoada de seu capital humano, que muito provavelmente ela não consegue extrair no dia a dia, seja porque a rotina interna é intensa e impede avaliações mais profundas ou porque faltam ferramentas adequadas para analisar o perfil e competências de cada colaborador.

Este tipo de programa tem sido bastante utilizado para subsidiar decisões estratégicas sobre mudanças de gestão, alteração na estrutura organizacional e também para revelar talentos emergentes.

Como resultado, o assessment conclui se os profissionais estão exercendo funções adequadas ao seu perfil comportamental e técnico e, em caso negativo, auxilia no entendimento sobre o que está faltando para o colaborador desempenhar de modo satisfatório e fornece dicas para que os gestores consigam influenciar no aumento de produtividade e motivação de cada subordinado, inclusive pode direcionar e alterar o rumo da carreira de determinado executivo a partir das competências mais relevantes observadas no assessment para que ele atinja o máximo do seu desempenho.

Aline Takushi é Associate da De Bernt em São Paulo, com sólida vivência em consultoria de recursos humanos, foco no relacionamento com clientes estratégicos, conduzindo projetos em Executive Search e Outplacement.


Faça download: Arquivo


Posts Relacionados