02 Jan Logo De Bernt Entschev

Carreira e trabalho: entenda as diferenças

autor post De Bernt Entschev
De Bernt

carreira-profissional

Há uma grande diferença entre trabalho e carreira. Uma pessoa pode trabalhar a vida toda e não ter uma carreira. Apenas empregos.

Fazendo um parêntese, a palavra “trabalho” vem do latim  tripalium, que remetia a um instrumento de tortura feito em madeira. Ou seja, originalmente, “trabalho” significava “tortura”. Tem muita gente que ainda pensa assim.  Quando você trabalha somente pela retribuição financeira, sem almejar um crescimento pessoal, sente menos satisfação e tem um retorno infinitamente menor do que quem aposta numa carreira e planeja sua vida em torno dela.

Como uma viagem, a carreira é o trajeto profissional. Vai levar você a algum lugar diferente do que está agora. De preferência, para uma posição melhor. Há duas formas de conduzir a sua carreira. Uma é o que chamamos de carreira Y, quando o profissional se aperfeiçoa tecnicamente numa área e cresce dentro dela, neste caso, torna-se uma referência técnica na sua área de competência.  A outra é a  carreira executiva,  que visa a ascensão na forma de novos cargos, passando, por exemplo, de auxiliar para gerência e daí para a direção.

A carreira dá ao profissional uma perspectiva de futuro. Adicionar competências e ganhos financeiros. E, normalmente, satisfação pessoal. É muito mais fácil mudar de emprego do que de carreira, apesar de que nada impede você de mudar de carreira quando achar que chegou a hora.

Por isso, pense na sua vida profissional e analise como crescer na carreira. E se você não tiver uma, pense seriamente em construí-la. Isso só se faz com planejamento e aquisição de conhecimentos.

Na hora de escolher onde trabalhar, analise se a empresa oferece um plano de carreira, perspectivas para novos conhecimentos e networking.  Se leva a sério o crescimento profissional dos funcionários. E onde você pode chegar dentro e depois dela.

Lembre que a carreira é sua responsabilidade, não de seu empregador. Então, tome as rédeas da sua vida profissional.


Faça download: Arquivo


Posts Relacionados