17 Aug Logo De Bernt Entschev

A satisfação do Consultor de Carreira com o sucesso do Profissional em processo de recolocação

autor post De Bernt Entschev
De Bernt

Temos que reconhecer que um dos maiores desafios de atuar na área de recolocação é atender as expectativas do profissional em seu processo de transição de carreira.

Desenvolver este trabalho requer engajamento do consultor no processo, experiência de mercado para explorar as oportunidades, uma rede sólida de relacionamento para agregar ao profissional em transição com objetivo de trocar experiências e gerar oportunidades de negócios.

Mas um ponto que devemos destacar como fundamental para que o processo tenha sucesso é a conexão entre os interlocutores: profissional e consultor.

A importância dessa conexão está atrelada a outro fator bastante importante no processo: empatia, pois sem ela não se estabelecerá um relacionamento de confiança e a parceria tende a não dar certo, sendo valiosa esta sinergia para que os objetivos sejam alcançados.

É um trabalho árduo que requer maturidade, experiência e jogo de cintura pra lidar com as adversidades, pois elas existem, mas também de tamanha grandeza para o consultor que está conduzindo, pois lidamos com pessoas fragilizadas. Portanto, sensibilidade e respeito são essenciais neste momento.

Por isso o vínculo é importante. Assim, o consultor e o profissional conseguirão desenvolver juntos o seu plano de ação para pensar na carreira em curto, médio e longo prazo.

Além disso, entender o momento, respeitar as limitações, aceitar os feedbacks, refletir sobre as atitudes e ter equilíbrio emocional são pontos que também garantem passar pelo processo com tranquilidade e focado no objetivo principal que é a recolocação profissional.

Quando isso acontece, tudo tende a dar certo, mesmo em momentos de incertezas e desafios internos e externos. Quando o propósito é alcançado, não existe para a pessoa notícia mais extraordinária e empolgante, pois a vida está lhe dando uma nova chance de recomeçar.

Para o consultor, fica a certeza de que o trabalho realizado foi concluído com sucesso independentemente da forma de recolocação. Ganha o consultor que vibra o momento como único e particular e ganha o profissional, pois é dele a responsabilidade de sua trajetória de carreira, as competências, habilidades, o caminho e o destino que quer alcançar e qual legado  quer deixar para aqueles que o acompanharam e acompanharão em sua jornada de vida.

 

Por Célia Batista


Faça download: Arquivo


Posts Relacionados