A ética profissional e o dia a dia

Ética é um comportamento baseado em crenças e valores. No Brasil, foi comum por muito tempo que as circunstâncias tornassem os limites da ética mais flexíveis. […]

Categorias: Artigos
deBernt deBernt

Ética é um comportamento baseado em crenças e valores. No Brasil, foi comum por muito tempo que as circunstâncias tornassem os limites da ética mais flexíveis. Por questões principalmente culturais, o famoso jeitinho brasileiro tornou-se corrente.  Driblar as leis de trânsito dirigindo ao celular, tirar algumas cópias da faculdade na copiadora da empresa e outros pequenos deslizes acabaram tornando-se corriqueiros. Isso não deveria ser norma, e sim, exceção.  A impunidade, que a meu ver levou a essa situação, parece estar com os dias contados. Algo está mudando no Brasil e acredito que irá afetar a todos.

Mais que um conceito, a ética se refere ao caráter. Ela se diferencia da moral, porque busca fundamentar as ações exclusivamente pela razão, enquanto a moral se baseia em obediência a costumes e hábitos que variam de acordo com a cultura.

Na vida profissional,  mesmo num mercado competitivo, é preciso manter um comportamento ético. Isso quer dizer agir com honestidade em todas as situações. Falar sempre a verdade, não culpar colegas por erros seus e assumir falhas próprias são atitudes honestas e de valor. Além disso, ser leal com sua empresa e seus colegas, tendo respeito pela hierarquia, sem fofocas ou brincadeiras que ofendam. Estar comprometido com os objetivos da organização. Lembrar que seu salário é pago para que traga resultados ao seu empregador.  Também é fundamental manter o sigilo quanto a dados confidenciais da empresa , mesmo depois que sair desse emprego. Isso denota um profissional confiável e honesto.

No papel do líder, cabe ao gestor não permitir deslizes éticos e puni-los de acordo com a gravidade.   Empresas intransigentes com situações desse tipo são tão competitivas quanto as outras, e ainda passam ao mercado uma imagem de transparência que impõe respeito.

Por fim, mais que nas relações comerciais, devo lembrar que a ética começa e se aprende no núcleo familiar. Então, vamos ficar atentos também ao que se faz fora da empresa. É impossível ter uma conduta exemplar em casa e no trabalho não, e vice-versa.  O ser humano é um só.  Pense nisso quando for avaliar a si e aos outros.

Por Bernt Entschev