7 dicas para lidar com o estresse no trabalho

Uma pesquisa de 2010, feita pela Associação Internacional de Stress no Brasil apontou que 7 em cada 10 trabalhadores estavam estressados. Já imaginou agora, com todas […]

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deBernt deBernt

Uma pesquisa de 2010, feita pela Associação Internacional de Stress no Brasil apontou que 7 em cada 10 trabalhadores estavam estressados. Já imaginou agora, com todas as turbulências econômicas e políticas pelas quais o país tem passado, qual seria o resultado da pesquisa? Pois é, tem muita gente estressada nas empresas e isso prejudica não apenas o trabalhador, mas também o ambiente organizacional.

O estresse não é uma doença em si, é uma forma do organismo reagir às tensões e se preparar para superá-las.  Estamos numa época que exige mais trabalho, mais tempo dedicado à profissão, mais concorrência, custo de vida subindo e ainda o receio das demissões que atingem todas as áreas. Tudo isso faz com que as pessoas pareçam fios esticados o tempo todo.

Para lidar com essa situação, não há mágica, mas posso dar algumas dicas que podem amenizar o problema.

  1. Saiba qual é o seu limite – físico e emocional –  e tente não ultrapassá-lo. Se isso acontecer, você vai ficar doente ou agir por impulso. As duas situações são ruins.

  2. Tenha um hobby. A dança, por exemplo, está entre os melhores exercícios. Pode ser também culinária, alguns amigos meus adoram cozinhar quando estão sob tensão. Esportes, sejam eles normais ou radicais, são muito estimulantes. Há também a Ioga, que ajuda a relaxar e a controlar a respiração. Enfim, escolha o que for do seu agrado, o importante é divertir-se e esquecer dos problemas.

  3. Se sua empresa não tem nenhum programa de ginástica laboral, tente fazer alguma por conta própria. A cada duas horas, levante-se, alongue braços e pernas, mexa o pescoço. Aproveite para beber água ou tomar café. Enfim, relaxe.

  4. Cuide de sua saúde, sua alimentação e seu sono. Esse conjunto  é fundamental para enfrentar um dia-a-dia estressante.

  5. Administre seu tempo. Nada de ficar enrolando no trabalho e nem corra demais para fazer tudo rápido e (provavelmente) mal feito. Saiba dividir suas horas de trabalho entre as atividades que precisa realizar e siga seu planejamento.

  6. Cuide da sua vida pessoal, dedique-se à sua família, cultive os relacionamentos. Não deixe que problemas no trabalho atrapalhem  seu relacionamento com as pessoas que você ama.

  7. Pense em seus objetivos de vida, avalie seus valores e sonhos,  e busque segui-los. Só assim os sacrifícios valem a pena.